Carregando data...

 Obra da nova escola para cegos e pessoas com deficiência visual avança

As equipes que atuam na construção da nova Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha, no bairro Voldac, em Volta Redonda, avançam neste mês de março com a etapa de acabamento da obra, com quase todas as estruturas finalizadas. Os trabalhos nesta etapa envolvem pintura interna e aplicação de pisos, entre outros serviços. A unidade da Secretaria Municipal de Educação (SME) atende a 71 alunos, divididos entre estudantes cegos, com baixa visão e deficiência múltipla (deficiência visual associada a outras deficiências).

Além dos serviços de acabamento, a obra também inclui a instalação de uma marquise no prédio principal. Outras etapas já foram finalizadas, como a montagem de bancadas, prateleiras, divisórias de banheiros, rede de combate a incêndio e revestimento cerâmico das fachadas dos prédios principal e anexo. O investimento total na obra é de aproximadamente R$ 4,1 milhões, com o objetivo de melhorar o atendimento aos alunos e profissionais.

A nova Escola Hilton Rocha terá um prédio principal de três pavimentos, além de uma estrutura anexa. Os dois primeiros andares contarão com salas de estimulação precoce e visual, avaliação, informática, música e alfabetização, espaços de apoio, Direção e Secretaria, refeitório, banheiros acessíveis, cozinha, despensa, depósito, auditório e biblioteca. O terceiro andar terá um Jardim Sensorial projetado para estimular a exploração tátil, olfativa e gustativa por meio de diferentes plantas, além de área de fisioterapia, espaços de circulação, banheiros acessíveis e depósitos.

A Escola Dr. Hilton Rocha atende estudantes da rede municipal de Volta Redonda, de cidades vizinhas, de escolas particulares e da comunidade, incluindo crianças, adolescentes e adultos que recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno, além de suporte para pessoas em processo de perda de visão.