
O evento aconteceu no auditório da APAE e reuniu profissionais da área, usuários dos serviços e representantes da sociedade civil.

Barra do Piraí – A Prefeitura de Barra do Piraí promoveu, nos dias 17 e 18 de junho, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no auditório da APAE e reuniu profissionais da área, usuários dos serviços e representantes da sociedade civil.
Neste ano, a conferência teve como tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”. O encontro foi um espaço de diálogo e construção coletiva, com discussões voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de assistência social, com foco na inclusão, na proteção social e na garantia de direitos.
A programação contou com apresentações culturais, abertura institucional, palestra, leitura e aprovação do regimento interno, formação de grupos de discussão, plenária para apresentação e aprovação de propostas, além da eleição dos delegados que representarão Barra do Piraí na Conferência Estadual de Assistência Social.
A secretária municipal de Assistência Social, Marina Tinoco, destacou a importância do evento para o fortalecimento das políticas públicas e reafirmou o compromisso do município com os princípios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Nesta conferência, reafirmamos o nosso compromisso com a universalização das culturas, a equidade no acesso aos recursos e a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam diariamente na base do Sistema Único de Assistência Social. Precisamos fortalecer a resistência democrática, garantir um financiamento sustentável e assegurar que as famílias sejam atendidas conforme suas demandas, com acesso efetivo à proteção social”, disse Marina.
A secretária também chamou a atenção para a necessidade de garantir recursos permanentes para o setor. “É essencial e urgente destacar a importância da aprovação da PEC 383/2017, que propõe a vinculação de recursos para a Assistência Social, assim como já ocorre nas áreas da saúde e da educação. Essa medida representa um passo essencial para garantir a estabilidade das políticas públicas, o bem-estar dos indivíduos e a ampliação da capacidade de resposta diante dos problemas sociais. Vamos levar essa pauta para a Conferência Estadual, e quem for escolhido ou escolhida aqui hoje terá a missão de defender a PEC 383/2017 como uma prioridade no debate estadual”, pontuou.
Presente na abertura, a prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, ressaltou sua confiança no trabalho da equipe de Assistência Social e afirmou que o município caminha para se tornar referência na oferta de serviços e no atendimento à população.
.